Significado do Nome Teresa
Teresa: Significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”; "colher"; "verão".
O nome Teresa tem não só uma, mas várias possibilidades de étimos. Acredita-se que a mais provável decorra do nome grego Therasia, que significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”, visto que Tera é o nome de uma ilha grega antiga que deriva do grego Ther, que, por sua vez, quer dizer “animal selvagem”.
Embora não sejam comprovadas, há autores que defendem as seguintes hipóteses: que Teresa deriva do grego therizo, que quer dizer “colher” ou, ainda, de theros, que significa “verão”, existindo, finalmente, uma indicação que remete a sua origem ao nome grego Taragia, importante patriarca da cidade de Constantinopla; essa possibilidade não é, todavia, comprovada.
Durante a Idade Média foi utilizado principalmente na Espanha e em Portugal, e apenas a partir do século XVI foi propagado por outros países cristãos, através da popularidade de Santa Teresa de Ávila, uma freira vivida no século XVI, conhecida por ter fundado a Ordem Reformada das Carmelitas Descalças.
Começou a ser utilizado como um nome inglês apenas no século XVIII, quando a relação como o catolicismo já não era tão difundida.
Outra portadora famosa com este nome foi Madre Teresa de Calcutá, uma missionária nascida na atual Macedônia, conhecida mundialmente pelo seu trabalho humanitário, o qual foi reconhecido com um Prêmio Nobel da Paz, em 1979.
As meninas registradas com esse bonito nome podem ser afetivamente chamadas de Terezinha ou Tetê.