Significado do Nome Ana Laura
Ana Laura: Significa “loureiro cheio de graça”, "mulher graciosa e vitoriosa", "mulher triunfadora cheia de graça".
É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Ana e Laura.
Ana tem origem no hebraico Hannah, que quer dizer "graciosa, cheia de graça", a partir da versão proveniente do latim Anna.
É um dos nomes femininos mais difundidos em todo o Ocidente, seja de maneira mais simples ou como um nome composto, exemplo de Ana Laura.
Na Bíblia são mencionadas pelo menos três personagens com este nome, onde duas delas têm mais relevância. A primeira aparece no Velho Testamento como a mãe do profeta Samuel, enquanto a segunda surge no Novo Testamento como uma profetisa que reconhece o Messias no Menino Jesus.
O nome Ana foi muito comum durante o Império Bizantino, e na Idade Média tornou-se mais popular entre os cristãos ocidentais em virtude da veneração à Santa Ana, que mesmo não havendo confirmação histórica, é estimada como a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus.
Laura é o feminino de Lauro, nome originado no substantivo do latim laurus que quer dizer "loureiro, louro".
O loureiro denotava a vitória e a imortalidade na Antiguidade, e para os antigos romanos simbolizava a glória. Com suas folhas eram elaboradas coroas, as quais eram oferecidas como prêmios aos vencedores nas Olimpíadas da Antiguidade grega, além de serem utilizadas também pelos heróis, gênios e sábios dessa época. Por ter essa representação, o nome Laura ou Lauro eram adotados para associar a criança o significado de "vitorioso(a)", "triunfante".
Laura é nome de uma mulher espanhola que virou freira após a morte do marido, ingressando no mosteiro de Santa Maria de Córdoba na Espanha, e posteriormente foi tida como Santa Laura. Quando ela era abadessa foi atirada para dentro de um poço ainda viva pelos muçulmanos, vindo a falecer em 864.