Significado do Nome Carlos Eduardo
Carlos Eduardo: Significa "homem que protege as riquezas" ou "homem guardião das riquezas".
É formado pela junção dos nomes Carlos e Eduardo, de origem germânica e inglesa, respetivamente.
Carlos é um nome de origem germânica, no original Karl, que quer dizer "homem" ou "homem do povo".
Existe também uma teoria que relaciona Carlos com o termo germânico hari, que nesse caso teria o significado de "exército" ou até mesmo "guerreiro".
Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos e foi encontrado nesse país na forma Carle, no século XII, tornando-se bastante popular a partir do século XIX.
Em Portugal, o nome foi encontrado em documentos do século XVII, no mesmo período em que surgiu na Irlanda, como uma tradução dos nativos Cathal, Cathaoir e Turlough.
Eduardo tem origem do inglês arcaico e quer dizer "guardião das riquezas".
A forma antiga Eadweard deu origem à versão inglesa Edward, que provavelmente influenciou a variante em português.
Também pode ter tido origem no germânico Hadaward, composto pela junção dos elementos ead que significa "riqueza" ou "bens" e weard, ward que quer dizer "guarda, guardião".
Assim, trata-se de um bonito nome predominantemente masculino que carrega consigo a qualidade de bom protetor e bom guardião cujas riquezas estendem-se às relações de afeto e de amizade, acreditando-se que as pessoas registradas com o mesmo sejam bons amigos e conselheiros e que, principalmente, sabem manter segredos - riquezas.
No Brasil, o apelido mais popular para as pessoas assim chamadas é "Cadu".
Uma das personalidades históricas mais marcantes com este nome foi o Rei Carlos Eduardo Stuart, conhecido apenas por Carlos III - pretendente ao reino da Inglaterra, Irlanda e Escócia.