Significado do Nome Jemime
Jemime: Significa "pomba".
Tem origem hebraica e está presente na Escrituras Sagradas, sendo, assim, um nome bíblico. Jemime significa “pomba”; vale dizer que muitos nomes bíblicos provém de nomes de animais - como é o caso -, bem como de plantas, de características físicas, de nomes teofóricos, que são aqueles cujo nome de Deus está incorporado.
Estamos diante de um nome feminino que, em virtude do seu significado, reflete a simbologia da pomba - personificação do Espírito Santo, além de ser o símbolo mais recorrente da paz. Recorde-se que a pomba confirmou o fim do Dilúvio quando após ser solta por Noé regressou com um ramo de oliveira no bico.
Jemime, ou Jemima, era o nome da filha mais velha de Jó, um homem temente a Deus que continuou perseverante mesmo após ter sofrido com os ataques feitos a ele pelo demônio: Jô perdeu a grande quantidade de bens que tinha, bem como seus filhos, ao mesmo tempo que ficou doente. Para lhe recompensar, Deus lhe devolveu o que havia perdido, vivendo saudável por longos anos. A Bíblia destaca a beleza de suas três filhas no livro que leva o seu nome:
“E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.” (Jó 42:14,15)
As meninas registradas com esse bonito nome podem receber apelidos como Jê, Mima ou Miminha.
Jemima é a sua forma original decorrente do hebraico. São suas variantes Jemimah (com H) e Jemime (com E no final).