Matos

Significado do Nome Matos

Matos: Significa "vegetação agreste", "terreno muito arborizado".

Matos é o sobrenome de uma das famílias mais antigas de Portugal, que existe desde a fundação do reino, no século XI.

Especula-se que o sobrenome Matos tenha surgido a partir do apelido dado às pessoas que viviam na região rural de Portugal. 

O sobrenome Matos também é bastante frequente na Espanha.

Matos possui, portanto, raízes toponímicas, porque se refere à uma região geográfica. Os pastores que ganharam o apelido matos acabaram por transformá-lo em sobrenome, transmitindo-o para as gerações futuras.

Existem duas teorias distintas acerca do sobrenome: uma aponta que Matos se refere à um lugar específico (uma quinta situada na comarca de Lamego, em Portugal); e outra diz que matos era o nome genérico para designar qualquer zona rural. 

Na Península Ibérica, alguns judeus sefarditas portugueses e espanhóis adotaram o sobrenome Matos, mas acrescentando no final “z” ou “ez”.

Um dos primeiros registros que se tem notícia pertence ao espanhol Alonso Matos, que teria ido viver, em 1600, nas Ilhas Canárias.

A sua descendência se espalhou pela região e acabou por se disseminar também na Espanha.

Há também registros de um cavaleiro português chamado Paio Hermigues de Matos, que seria contemporâneo dos Reis D. Sancho II e D. Afonso III. 

Manuel de Souza da Silva, no livro Armorial Lusitano - Genealogia e Heráldica deixou registrado um louvor em homenagem à família Matos feito através dos seguintes versos: 

"O lugar de Matos tem

de Aregos no julgado

o solar assinalado

de Matos, e dele vem

todo o seu gremio honrado."

Variações gráficas:

Matoz, Mattos, Matoez

Personalidades famosas:

Gregório de Matos, escritor brasileiro.

Luís de Matos, ilusionista português.

Categorias Relacionadas
Matos
Nomes Femininos
Nomes Masculinos