Significado do Nome Zeus
Zeus: Significa "brilhar", "céu", "deus", “deus dos deuses”, “deus do trovão”, “deus do relâmpago”.
O nome grego Zeus vem do nome do deus indo-europeu Dyeus, em que dyeu significava "brilhar", "céu" ou "deus". Os seus primeiros registros estão nos textos do grego micênico, por volta do século XII a. C. , como di-we e di-wo.
Zeus é a mais importante figura mitológica grega dado se tratar do “deus dos deuses”. Filho de Cronos (deus do céu, da água e da terra) e Reia, Zeus era um dos doze deuses a habitar o Monte Olimpo.
Trata-se de um nome predominantemente masculino que, por extensão, reflete a simbologia do poder divino na mitologia grega. Seu relâmpago representa a luz, inteligência, esclarecimento e verdade - de modo que é “deus do relâmpago” - ao passo que o seu raio é representativo do castigo e da ira da autoridade absoluta - sendo considerado, nesse âmbito, o “deus do trovão”.
Além dessas simbologias, Zeus era também o deus que representava a ordem, a justiça e a lei.
Quem recebe este nome possivelmente terá a tendência de se destacar entre os demais. Nesse sentindo, atualmente, o nome Zeus tem o significado popular de "poder", "força" e até mesmo "sensual" e "sexy". Também é usado muitas vezes como um adjetivo informal, para indicar que determinada pessoa é forte, bonita, poderosa ou inflexível.
O equivalente de Zeus entre os romanos era o deus Júpiter, o equivalente entre os etruscos é Tinia e, entre os hindus, seria Indra.