COVID-19: Nome dado pela OMS para doença do coronavírus

Por Redação 07 de May de 2020
COVID-19: Nome dado pela OMS para doença do coronavírus. Lembrando desde do ínicio o que repetiremos no final, nome dado a doença e não ao vírus.

A Organização Mundial da Saúde finalmente revelou o nome criado para esta doença causada pelo coronavírus. 

Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizadores. Também nos fornece um formato padrão para uso em futuros surtos de coronavírus.

O que significa COVID-19?

COVID significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019, quando os primeiros casos em Wuhan, na China, foram divulgados publicamente pelo governo chinês no final de dezembro deste ano.

covid-19

Origem do nome COVID-19?

O nome pode parecer brando, mas sua simplicidade foi uma decisão consciente da OMS e de seus parceiros, a Organização Mundial de Saúde Animal e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Sabe-se que, historicamente, os nomes de novas doenças geralmente vêm do local ou do grupo de pessoas ou animais da suposta origem, como a gripe espanhola, o Ebola e a doença de Lyme. Mas esses nomes às vezes estão errados — a gripe espanhola quase certamente não veio da Espanha. Além disso, eles também podem estimular a desconfiança ou a estigmatização de certos grupos de pessoas.

A escolha do nome: covid-19

O nome temporário decidido pela OMS — 2019-nCoV — era ruim e sem dúvidas fez muita gente na mídia internacional chamar a doença pelo apelido não oficial de “vírus Wuhan”. E já existem relatos de xenofobia e discriminação em relação aos descendentes de chineses desde que o surto de COVID-19 começou a se espalhar para outros países através de viagens.

coronavírus

Foi necessário então, mudar. “Tivemos que encontrar um nome que não se referisse a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou grupo de pessoas, e que também fosse pronunciável e relacionado à doença”, disse Tedros na conferência de imprensa na terça-feira. “Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizadores. Também nos fornece um formato padrão para uso em futuros surtos de coronavírus. ”

“É importante enfatizar que a OMS nomeou a doença e não o vírus”

Certamente, o que todos sabem é que o novo Coronavírus mudou a rotina da população mundial e também inseriu palavras novas no vocabulário. 

“Achatar a curva”: tentativa de diminuir a propagação do novo Coronavírus e impedir um aumento significativo no número de pessoas infectadas em um curto período de tempo. 

Assintomático: aquela pessoa que não apresenta sinais ou sintomas de doença pelo novo Coronavírus. Não se sabe se estas pessoas podem, em algum momento, serem transmissoras do vírus.

Autoisolamento: a prática de alguém doente se separar espontaneamente daqueles que estão saudáveis, a fim de prevenir a disseminação da doença. 

Caso suspeito: paciente que apresenta sinais ou sintomas que podem ser sugestivos de infecção pelo novo Coronavírus.

Coronavírus: um grupo de vírus capaz de causar doenças em humanos e animais. 

Covid-19: é o nome da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 e é uma abreviação de Corona VIrus Disease (“doença causada pelo vírus Corona”, em tradução literal do inglês).

Distância social: recomendações a fim de reduzir a propagação da doença, como manter pelo menos um metro de distância das pessoas, evitar aglomerações e cancelar viagens desnecessárias a fim de reduzir a propagação da doença.

EPI: equipamento de proteção individual que é utilizado para amenizar a exposição a riscos que podem causar doenças.

Epidemia: aparecimento de um grande número de casos de determinada doença, em determinado período de tempo, em uma localização geográfica específica.

Estado de calamidade: situação anormal que pode ser decretado nas esferas municipais, estaduais e federal, desencadeado por algum desastre que afeta uma região comprometendo seu poder de resposta. 

Grupo de risco: pessoas com maior chance de terem quadros graves, caso adquiram a doença. São aqueles portadores de doenças crônicas (como problemas cardíacos, diabetes, insuficiência renal, doenças pulmonares e pacientes imunossuprimidos, como os oncológicos).

Paciente zero: primeiro humano acometido por alguma doença viral ou bacteriana.

Pandemia: disseminação mundial de uma nova doença contagiosa, que se espalha por diversos continentes e tem transmissão sustentada entre pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia da Covid-19 em 11 de março de 2020.

Quarentena: a prática de isolar pessoas que parecem saudáveis, mas que podem ter sido expostas a uma doença, como a Covid-19. As quarentenas podem ser autoimpostas ou impostas pelo governo.

SARS-CoV-2: nome oficial do vírus que causa a Covid-19 (o novo Coronavírus, chamado inicialmente de n-Cov).

Surto: casos repentinos de uma determinada doença, em uma área geográfica relativamente controlada, como foi o caso da Covid-19 no começo de janeiro de 2020, quando afetava somente a cidade de Wuhan, na China.

Transmissão comunitária ou sustentável: momento em que há ampla circulação do vírus na comunidade, ou seja, que já não é mais possível saber quem foi a fonte da contaminação.

Vírus: agentes infecciosos muito pequenos (20 a 300 nanômetros) capazes de entrar em células vivas, se multiplicar e infectar seres vivos. 

Referências

WHO Director-General's remarks at the media briefing on 2019-nCoV on 11 February 2020. WHO (World Health Organization). https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-remarks-at-the-media-briefing-on-2019-ncov-on-11-february-2020. Acessado em 02/03/2020

Nomes Femininos
Nomes Masculinos