Save the date: entenda o que é e saiba como preparar o seu de forma inesquecível

Por Redação 19 de December de 2019
Começar a falar sobre os preparativos de um casamento é a certeza de que, especialmente para os mais românticos, já vão começar a soltar suspiros apaixonados e imaginar como será realizado o grande dia.

Sendo esse momento um dos mais especiais, é normal que essas reações surjam afinal, não é todo dia que se casa, não é mesmo?

O casamento é um evento muito importante e que marca para sempre a vida do casal assim como dos seus familiares, e por isso, merece todo o cuidado para ser preparado com muito amor e carinho, para que tudo aconteça como os noivos sonharam.

Para muitos os preparativos do casamento podem ser até mesmo cansativo. Lembre-se que para cada etapa que antecede esse momento tão esperado existe um por que e uma importância fundamental, para que o evento seja realizado com perfeição.

Mas diante de tantos itens que precisam ser realizados, existe a parte boa e divertida para cada etapa como, por exemplo, o save the date.

A tradução literal do termo é “salve a data”. Essa é uma forma divertida e linda de divulgar a data do seu “felizes para sempre”.

Separamos nesse artigo algumas das melhores e mais incríveis ideias para você preparar o seu Save the date e poder divulgar de forma inesquecível, qual será a data do seu casamento.

 

Save the date: Ninguém irá esquecer, mas não custa relembrar

Claro que uma pessoa que é convidada para uma festa de casamento fica em uma alegria tão grande principalmente pelos noivos e por poder participar desse momento, que dificilmente irá esquecer qual a data da celebração.

Mas não custa relembrar para que todos os seus convidados, estejam presentes e juntos nesse momento tão importante para os noivos.

O “Save the date” pode ser enviado por meios digitais ou ainda, entregue impresso para os convidados em eventos que antecedem a cerimônia como, por exemplo, despedida de solteiros, o chá de panela ou de lingerie, se preferir.

 

Como surgiu o costume do “save the date”

Você já deve imaginar aonde foi que surgiu esse costume, não é mesmo? Como indica o nome e o idioma, esse costume foi iniciado nos Estados Unidos para “salvar a data” e os noivos apenas faziam esse aviso, para os convidados reservarem a data com antecedência e assim, não ter nenhum impedimento para comparecer ao evento.

O costume veio para o Brasil, mas um pouco diferente. Em alguns casos ao invés de avisar antes da entrega dos convites, os noivos entregam os convites e fazem o ensaio do Save the date depois e enviam para os convidados, mais como um lembrete.

Mas claro que você pode realizar o ensaio antes ou depois, da forma como for mais conveniente para você afinal, em cada etapa do casamento é a vontade dos noivos que deve prevalecer.

 

Como fazer o seu Save the date

Criatividade e imaginação vão longe em momentos como esse, ou ainda, para a escolha dos convites e tantos outros detalhes do casamento.

Lembre-se que o mais importante nesse momento, é fazer algo que tenha a identidade, estilo e o gosto do casal. De nada adianta um convite lindo, mas que a noiva não goste, e decidiu fazer só porque está em alta, por exemplo.

Mas vamos conferir agora algumas dicas importantes onde poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o Save the date e assim, preparar da melhor forma.

Se o seu casamento já possui uma identidade visual definida, o Save the date pode seguir na me mesma linha, seja impresso ou digital.

E por falar nisso, qual seria o melhor modelo para realizar esse lembrete aos convidados? Assim como tudo no casamento, o gosto do casal deverá ser consultado.

Caso deseje realizar essa prática de forma digital, pode fazer com fotos do casal. Geralmente no ensaio feito pelos noivos, podem ser utilizadas algumas fotos para realizar esse lembrete ou ainda, fazer fotos especificas utilizando alguns acessórios como plaquinhas, números, letras e outros, o que vale aqui é a criatividade do casal.

 

Quando devo enviar

Como falamos no início desse artigo a tradição original é de enviar com antecedência, para os convidados, cerca de um ano, mas também pode ser enviado em uma data mais próxima.

O mais indicado é definir a data que irão entregar os convites do casamento, que em geral acontecem cerca de 6 meses antes da data definida pelos noivos.

Para os casais que desejam utilizar o Save the date como um “pré-convite” podem enviar cerca de um ano antes.

Já para os casais que pretendem enviar depois da entrega dos convites, podem fazê-lo entre um e dois meses antes.

 

Quais informações devem conter no Save the date

O primeiro passo para fazer o seu convite informal, é lembrar que depois você irá enviar ou entregar para os convidados o convite formal da cerimônia por tanto, esse é apenas um aviso ou ainda, um lembrete da ocasião, para os convidados se organizarem.

Pensando nisso as informações importantes deverão conter como, por exemplo, nome dos anfitriões, data e o local em que será realizado.

Não precisa colocar frases e muitos enfeites a não ser que seja o desejo do casal. No sabe the date quanto menos informações melhor, até mesmo para gerar uma certa expectativa e curiosidade para os convidados.

 

Curiosidades

 

Nesse artigo falamos muito sobre save the date para casamentos. Mas existe uma curiosidade sobre esse modelo de convite informal: eles não são apenas para casamentos.

É claro que atualmente quando se fala nesse modelo rapidamente se associa ao casamento, mas em qualquer evento ele pode ser utilizado seja em festas infantis, festas de 15 anos e até mesmo, em eventos corporativos.

Seja qual for o seu evento utilize o Save the date e garanta a presença das pessoas mais queridas e que você ama, para dividirem um momento tão importante e especial.

Para quem tem mais criatividade e orçamento disponível, uma dica muito bacana é dar pequenos mimos para os convidados ao invés de entregar apenas em papel ou mesmo enviar de forma digital.

Caixinhas com doces, presentes personalizados e outros mimos, poderão tornar o seu Save the date ainda mais especial.

 

Nomes Femininos
Nomes Masculinos