Selfie: Origem e significado dessa expressão

Por Redação 19 de December de 2019
As redes sociais transformaram a nossa sociedade e de maneira prática, a nossa forma de ter uma comunicação com outras pessoas, sejam próximas ou longe de nós.

Não somente a comunicação, mas toda a forma do ser humano se relacionar e até mesmo a sua rotina, conseguiu ser alterada após o advento e a elevada utilização das redes sociais.

Algo que também foi alterado a partir do uso das redes sociais foi a forma como nos relacionamos também, com a nossa própria língua. São várias as gírias e dialetos que surgiram ou que foram alterados, para dinamizar o uso dessas plataformas.

Existem algumas expressões que já ultrapassaram as redes sociais e são muito utilizadas mesmo no ambiente off-line como, crush, bug, #tbt e outros. Se você não conhece o significado dessas palavras ainda, pode acessar o site para conferir cada uma delas.

No artigo de hoje vamos trazer o significado da palavra “selfie” e ainda, como pode ser utilizada e a origem desse termo que é tão comumente utilizado em nossos dias.

 

Qual a origem da selfie

 

Selfie é uma palavra original do inglês Self que quer dizer “auto” no sentido de pertencimento, a uma pessoa.

A palavra “Selfie” em si sempre foi utilizada, pois é própria do idioma americano, não tendo dessa forma uma história ou origem específica.

No entanto, quando falamos de selfie como palavra utilizada para indicar a atividade de tirar uma foto, podemos dizer que a sua origem aconteceu no ano de 2012 aproximadamente.

De acordo com os responsáveis pelo dicionário Oxford, a palavra “Selfie” foi selecionada como a palavra do ano, devido ao crescimento em 1700% no ano de 2013, sendo uma das palavras mais utilizadas e pesquisadas da internet.

Esse sucesso todo da palavra se deve ao fato principalmente, do advento das redes sociais em que os jovens começaram a postar as fotos de si mesmos utilizado a (#) selfie, para conquistar mais curtidas para as próprias fotos.

Confira abaixo, algumas das formas como essa expressão é utilizada e assim, saberá como adicionar ao seu vocabulário:

  • Tirar uma selfie: fazer um autorretrato (foto de si mesmo);
  • Postar uma selfie: adicionar a foto tirada nas redes sociais seja Facebook, Instagram ou outras plataformas sociais.

O mais comum é tirar uma selfie para postar e assim compartilhar a vida e momentos especiais, com os seguidores de uma página. Mas essa prática também pode ser realizada apenas para marcar um momento especial como, por exemplo, um encontro com o namorado, passeio com os amigos, viagem em família e tantos outros momentos, que podem ser importante para uma pessoa.

 

Entenda o significado da palavra selfie

Para quem sabe pelo menos o básico de inglês, já entende que a palavra “self” pode ser entendida como algo que remete a si mesmo. “Selfie” é a versão abrasileirada para a palavra em inglês.

Assim como na música “Love Yourselfie” do músico pop Justin Bieber, a tradução do nome da música pode ser entendida como: Ame a si mesmo.

Por tanto quando uma pessoa diz algo com “self” está relacionando a ela mesma. No caso das redes sociais ou de forma mais específica, as fotos que são diariamente publicadas são conhecidas como selfie, o ato de tirar uma foto de si mesmo, seja sozinho ou em grupo.

Nesses casos estamos falando aqui do termo “selfportrait” ou ainda, autorretrato. Sendo assim o selfportrait são as fotos que uma pessoa tira de si mesma.

O objetivo da selfie é fazer com que o fotógrafo ou dono da foto, esteja na mesma fotografia, podendo ser individual ou ainda, em grupo.

Essa prática se tornou um verdadeiro fenômeno global e atualmente, é difícil encontrar uma rede social ou uma conta e principalmente, o Instagram a principal plataforma para compartilhamento de fotos, em que não tenha uma selfie.

 

A revolução e evolução das redes sociais

Antigamente se uma pessoa deseja ter uma foto que fosse apenas sua, deveria pedir para outra pessoa tirar ou ainda, tirar a foto no espelho o que foi moda por certo tempo.

Os anos se passaram e com a evolução se tornou possível tirar as fotos com o celular, tornando mais fácil a atividade de selecionar o ângulo e tirar uma foto de si mesmo.

Por fim, chegamos a era da total tecnologia em que possuímos incríveis avanços e principalmente, na área de telefonia e fotografia. Unindo esses dois segmentos, hoje temos os smartphones e muitos – se não a maioria – que já possuem modelos de celular com a câmera frontal o que proporciona selfies perfeitas, uma vez que a pessoa consegue ver exatamente como ficará a foto para postar em suas redes.

Com tanta facilidade e ainda com os recursos que podem ser utilizados tanto para ter uma foto diferente, com as lentes alternativas ou mesmo, os filtros que podem ser utilizados, o costume de “fazer selfie” a cada dia foi crescendo, a ponto de chegar nos dias de hoje e ser algo totalmente comum entre as pessoas, sejam jovens ou adultos.

Fora o fato de existir uma grande revolução tecnológica o que acaba proporcionando diretamente novos dispositivos tecnológicos para a captura de fotos, existe ainda uma cultura muito comum e atual das pessoas que gostam de postar as fotos e principalmente, fotos de si mesma.

Esse fenômeno da internet leva as pessoas a tirarem fotos de si mesma, e postar em suas redes sociais.

Por isso especialmente para os jovens, atualmente é essencial ter um smartphone com câmera frontal e ainda, que sela uma câmera excelente para conseguir fazer as melhores selfies.

Nomes Femininos
Nomes Masculinos